A dor de garganta pode ser o primeiro sinal de um resfriado, um efeito colateral de problemas nas cordas vocais ou uma indicação de algo mais sério, como infecções. Mas, independentemente da causa, a preocupação imediata é sempre como aliviar rapidamente o incômodo. Alguns dos melhores tratamentos para diminuir a dor são caseiros ou medicamentos comprados sem a necessidade de prescrição médica, afirma Jeffrey Linder, médico do Hospital Brigham and Womens Hospital, em Boston, Estados Unidos. Confira 10 remédios contra a dor de garganta listados pela revista Health.
1. Anti-inflamatório: um dos tratamentos mais eficazes para a dor de garganta provavelmente está em seu armário: o anti-inflamatório não esteróide. "Esses medicamentos são uma combinação de analgésico e anti-inflamatório, por isso fazem o paciente se sentir melhor e também reduzem um possível inchaço associado à dor de garganta. Ele ainda pode aliviar outros sintomas, como febre, afirma Linder.
2. Gargarejo com água e sal: estudos mostram que fazer gargarejo com água morna e sal várias vezes ao dia pode reduzir o inchaço na garganta e soltar o catarro, ajudando a eliminar bactérias que causam a irritação. A indicação dos médicos em geral é dissolver meia colher de chá de sal em um copo de água. Se o gosto salgado for muito forte para você, vale usar um pouquinho de mel na mistura. Porém, é importante se lembrar de cuspir o líquido após o gargarejo em vez de engolir.
3. Pastilha e spray: chupar pastilhas para tosse estimula a produção de saliva e pode ajudar a manter a garganta úmida. No entanto, segundo Linder, muitas não são muito mais eficientes do que outras balas duras. Para garantir maior eficiência, escolha uma marca que tenha um ingrediente refrescante ou entorpecente, como mentol ou eucalipto. Sprays para a garganta também têm efeito parecido. Eles não vão curar a dor, mas podem ajudar a eliminá-la temporariamente. O ativo fenol, presente em algumas marcas, também tem propriedades antibacterianas, afirma Linder.
4. Xarope para tosse: mesmo que você não esteja tossindo, esse tipo de produto pode ajudar a aliviar a dor. Porém, assim como as pastilhas e os sprays, esse efeito é temporário. Caso vá trabalhar ou fazer algo que exija sua atenção, procure uma fórmula que não dê sonolência. Já quem está tendo problemas para dormir devido à dor pode escolher um produto que contenha, além de analgésico, um composto que relaxa e dá sono.
0 comentários:
Postar um comentário